Como estudar para o ENEM e garantir sua vaga na Universidade


Confira dicas valiosas que vão fazer a diferença na sua aprovação!

O ENEM é a sua chance de ingressar na Universidade e dar início a carreira almejada. Para ajudá-lo a se preparar para essa grande oportunidade, o Aprova no ENEM selecionou os melhores materiais com tudo o que você precisa saber para conquistar uma boa nota no exame. É conteúdo de qualidade e gratuito disponível a um clique, aproveite!

O que você encontra nesse kit:

Simulado ENEM 2019

• Como é corrigida a Redação do ENEM

• Temas para treinar a redação

• Como fazer uma redação nota 1000

• Notas de corte do último exame

• Plano de estudos Aprova no ENEM

Preencha os seus dados

Conheça todos os segredos para tirar uma ótima nota no ENEM e conquistar sua vaga na Universidade!

O Aprova no ENEM vai te ensinar como ter a melhor preparação e mostrar qual o caminho mais curto para conseguir uma excelente nota no Exame

Como conquistar uma boa nota no ENEM? Curso preparatório ENEM Como calcular a nota do ENEM?
Como somar a nota do ENEM? Como fazer uma boa redação no ENEM? O que mais cai no ENEM? Como se inscrever no ENEM?
Isenção ENEM 2019 ENEM 2019 - Participante Gabarito ENEM 2019 Resultado ENEM 2019

ENEM 2019 

Divulgação do Edital: 25/03/2019 

Período de Inscrição: 06/05/2019 a 17/05/2019 

Aplicação das Provas: 03/11/2019 e 10/11/2019

Como conquistar uma boa nota no ENEM?

O principal objetivo de quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio, claro, é conquistar uma boa nota. E a forma mais fácil de alcançar esse objetivo, além de muito foco e determinação, é se preparar contando com o auxílio de um bom curso online, refazendo provas e questões anteriores para assim conhecer assuntos recorrentes e que podem voltar a ser cobrados, treinando muito a produção de Redações e estar sempre atento ao que é notícia no Brasil e no mundo.


Tendo esses aspectos como ponto de partida, certamente as chances de conquistar uma boa nota no ENEM aumentam muito, pois até o dia das provas sua preparação terá sido de fato bastante eficaz.

Curso preparatório ENEM

Como dito anteriormente, ter o auxílio de um bom curso preparatório faz toda a diferença durante sua caminhada até o dia do Exame. Mas como identificar um curso online que de fato tem todo o necessário para te levar ao sucesso? Não tem mistério! O curso online ENEM do Aprova, mais conhecido como Aprova no ENEM, tem exatamente o que precisa ser buscado.


Primeiro que ele valoriza seu tempo e te livra daquela parte chata e cansativa que é estudar com apostilas. Todo o curso preparatório ENEM é feito com videoaulas, gravadas pelos professores que mais entendem de Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil.


Nessas videoaulas você verá apenas conteúdos que realmente serão cobrados nas provas e todas elas estão em formato de plano de estudos, para que você estude na ordem exata em que é necessário. Assim você tem economia máxima de tempo.


Um bom curso ENEM online, como no caso do Aprova no ENEM, também disponibiliza plataforma com todas as questões da história do Exame para você praticar, com direito a resoluções em vídeo. Sem contar videoaulas do zero, interdisciplinares, revisões, e claro, possibilidade de download.


Só o Aprova no ENEM oferece tudo isso a você e mostra o caminho mais curto para você conquistar uma ótima nota!

Como calcular a nota do ENEM?

As notas do ENEM são calculadas pelo Inep, medidas de acordo com o sistema de avaliação conhecido como Teoria de Resposta ao Item, ou simplesmente, TRI. Ela é o método mais avançado e confiável para avaliar o nível de conhecimento dos alunos e como foi o aproveitamento no momento das provas.


A TRI não avalia os alunos apenas em relação a quantidade de acertos conseguidos nas provas, ela analisa as características de cada item e o padrão de resposta de cada candidatos. Em resumo, se muitos alunos acertarem determinada questão, a pontuação da mesma será menor. Em contrapartida, quem acerta questões nas quais poucos alunos foram bem, terá uma pontuação maior.


Mas cuidado, se você acertar poucas questões dentre as consideradas difíceis pelo Inep, a tendência é que a TRI conclua que você acertou “no chute”, isso mesmo, e irá te atribuir uma pontuação menor que a originalmente calculada. Justamente por isso é comum vermos casos de candidatos que acertaram menos questões, mas no fim obtiveram pontuação mais alta do que os que acertaram uma quantidade maior.


Sim, nós sabemos que é complexo, e é exatamente por isso que se torna muito difícil o próprio aluno saber como somar a nota do ENEM, pois não há como descobrir quais questões o Inep considera difíceis ou fáceis.

Como somar a nota do ENEM?

Ainda que para conhecer sua média final seja necessário aguardar o cálculo realizado pela Teoria de Resposta ao Item, existem formas de buscar saber uma pontuação aproximada.


Pela chamada média simples, basta somar as notas que conseguiu em cada uma das áreas do conhecimento e depois dividir o resultado por cinco.


Há também uma média por peso, que dá um pouco mais de trabalho para alcançar, pois requer que seja conhecido o peso que a universidade na qual você tem interesse em entrar aplica para cada nota do ENEM. Conhecendo essa informação, será necessário multiplicar cada nota pelo peso que a universidade atribui. Vamos dar um exemplo... Se a instituição de ensino superior na qual você quer ingressar usando a nota do ENEM atribui peso 2 para a área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, então você terá que multiplicar a pontuação que obteve nessa área por 2.

Como fazer uma boa redação no ENEM?

Quem se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio sabe o quanto é importante fazer uma boa redação então, é claro, nós vamos te mostrar como ir bem na Redação do ENEM.


Primeiro é importante saber que ela é corrigida por dois corretores de forma independente, sendo que cada corretor atribui uma nota entre zero e 200 para cada uma das cinco competências:

competencias-redacao-ENEM

Agora que você já sabe sobre como sua redação será avaliada, é hora de partir para o treino. Sim, a melhor maneira de fazer uma boa redação é treinando. Então busque temas cobrados em edições anteriores e escreva sobre eles, como se de fato já estivesse valendo.


Também é fundamental estar sempre muito bem informado sobre notícias relevantes do Brasil e no mundo, pois elas podem vir a se transformar em temas cobrados. As propostas poderão ter como base meio ambiente, comportamento ou questões sócio-político-culturais.



Cursos online como o Redação Para ENEM certamente serão fundamentais para que você fique muito próximo de alcançar uma nota 1000 na redação ou chegar muito próximo disso. Então não deixe de fazer uso!

O que mais cai no ENEM?

As provas do ENEM costumam ser bastante abrangentes no que diz respeito aos assuntos cobrados, mas cada disciplina possui aqueles conteúdos que são os “queridinhos”, ou seja, que aparecem com maior frequência. Agora você vai saber o que mais cai no ENEM!

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matemática e suas Tecnologias

Ciências Humanas e suas Tecnologias

*Fonte - Brasil Escola

Os temas que você viu nos quadros acima podem servir de pontapé inicial para sua preparação em cada uma das disciplinas, mas não tome isso como uma regra, pois da mesma forma que tais assuntos são os mais cobrados na história do Exame, também existe a possibilidade de nas próximas provas eles sequer aparecerem.


Então nunca abra mão de uma preparação completa!

Como se inscrever no ENEM?

Para se inscrever no ENEM basta acessar o site do Inep, sempre prestando atenção aos prazos. Você precisará:


  • Informar um endereço de e-mail único e válido, além de um telefone celular ou fixo que também seja válido. Somente assim o Inep poderá entrar em contato caso seja necessário;
  • Solicitar, se necessário, atendimento especial, específico e/ou pelo nome social;
  • Selecionar a cidade onde irá fazer as provas;
  • Escolher se a língua estrangeira que constará em sua prova será inglês ou espanhol;
  • Criar uma senha, que será solicitada sempre que você quiser acessar o sistema.


Anote e guarde com cuidado o número de inscrição no ENEM 2019 e a senha que cadastrou, somente assim você conseguirá acompanhar o andamento de sua inscrição, consultar o Cartão de Confirmação, acessar resultados e, posteriormente, a inscrição nos programas do Ministério da Educação.


Será gerada ainda uma Guia de Recolhimento da União, chamada GRU, com a taxa de inscrição a ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.

Isenção ENEM 2019

Sim, é possível ter direito a gratuidade na inscrição do ENEM. Mas antes de mostrar quem pode fazer o pedido, aqui vai um toque importante: a solicitação de isenção sempre será feita antes do período de inscrições. Então fique ligado!


A isenção no ENEM 2019 pode ser feita por:


  • Quem está cursando a última série do Ensino Médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido. Além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


O resultado da solicitação de isenção é divulgado alguns dias antes da abertura das inscrições. Fique atento, pois é de sua responsabilidade acompanhar a situação. Se ela for aceita, ótimo, você está inscrito!

ENEM 2019 - Participante

Garantiu sua inscrição no ENEM? Agora você encontrará todas as instruções necessárias acessando a Página do Participante. Nesta mesma página, além de orientações, também é possível visualizar o cronograma, ver quais são as dúvidas mais frequentes, assistir vídeos com tutoriais, enfim, todo o necessário para que sua participação seja a melhor possível.


Nesta mesma página você confere, quando forem disponibilizados, o local onde você fará as provas. Lembre-se que elas acontecem em dois domingos hein!

Gabarito ENEM 2019

O gabarito oficial do ENEM será sempre disponibilizado pelo Inep. Você poderá encontrá-lo no site e no aplicativo do ENEM, como também no Portal do Inep.


Nessas plataformas é possível ainda fazer o download dos cadernos de questões. 

Resultado ENEM 2019

Sim, nós sabemos, o resultado do ENEM é mais esperado que o último episódio da sua série favorita ou que o novo filme de super-heróis. Mas é necessário ter um pouquinho de paciência. O resultado ENEM 2019, por exemplo, acontecerá apenas em janeiro de 2020.


Ele é divulgado por área do conhecimento, então você terá separadamente a pontuação referente a cada área. A consulta será feita no site ou aplicativo do ENEM, sendo necessário ter o número do CPF para acessá-los.


Mas temos certeza que com a preparação completa que você terá com o Aprova no ENEM, irá conquistar uma boa nota para conseguir uma vaga na universidade. Ou ainda ter uma nota que garanta a possibilidade de concorrer a uma bolsa no FIES ou no ProUni.

Aprova no ENEM